sábado, 27 de agosto de 2011

FICA A DICA: Região dos Lagos – Patagônia Chilena

por Karine

Cheguei essa semana de uma viagem simplesmente fantástica e não poderia deixar de compartilhar com vocês, então preciso deixar essa dica de viagem para àqueles que como eu, adoram conhecer lugares lindos e românticos. O destino foi a região dos lagos andinos que guarda algumas das mais belas paisagens da América do Sul.  Localizada entre Argentina e Chile, a região é repleta de lagos de águas cristalinas, emoldurados por montanhas cobertas de neve.

Puerto Varas foi a cidade que ficamos hospedados no Chile, é uma cidade pequena, aconchegante e charmosa a beira do Lago Llanquihué e da orla avistamos os três famosos vulcões da região, Calbuco, Pontiagudo e o Osorno. A cidade está a cerca de 960 km da capital chilena, Santiago, e a 131 km da cidade argentina de San Carlos de Bariloche. Foi fundada em 1854 por colonização alemã. É uma cidade repleta de lindas e pequenas casas, além de contar com muitas espécies de flores que embelezam ainda mais a pequena cidade. As principais atividades turísticas na cidade estão ligadas a esportes de aventura e ecoturismo. Atualmente conta com uma população de cerca de 40.000 habitantes. Possui a melhor infra-estrutura turística da região de Los Lagos.


Tendo como ponto de partida Puerto Varas é possível conhecer a região e visitar as cidades de Frutillar e de Puerto Monnt. Frutillar cidadezinha toda de estilo alemão as margens do Lago Llanquihué em menos de 40 minutos você conhece os pontos principais do local, já  Puerto Montt vale à pena  visitar o centro de artesanato da Patagônia que tem variadas iguarias da região e o Shopping Costanera, às margens do Oceano Pacifico com as famosas lojas fast fashion Falabellas e Ripley.




Outro passeio deslumbrante é a visita a base do vulcão Osorno, onde fica uma estação de esqui.



Um passeio indispensável é com toda certeza o Cruce de Lago, tendo como ponto de partida a cidade de Puerto Varas, onde é possível conhecer o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.


Na parada que fazemos no Parque Nacional visitamos os Saltos de Petrohué, que são diversas cachoeiras com as famosas águas da cor de esmeralda. Ao fundo é possível avistar o belo vulcão Osorno.


De lá seguimos a Baía de todos Los Santos para um passeio de Catamarã até a pequenina cidade de Peulla, é um lugar bonito e tranquilo, situado no outro extremo do Lago Todos los Santos (ver mapa), perto da fronteira com a Argentina, no sopé da Cordilheira dos Andes, um paraíso para os amantes da natureza.  A caminho de Puerto Frias, já de ônibus temos que passar pela alfândega chilena. Seguimos viagem atravessando a Cordilheira dos Andes, quando o ônibus fez uma parada simbólica no exato ponto da fronteira: Parque Nahuel Huapi e Argentina de um lado, Parque Vicente Pérez Rosales e Chile do outro.  Tivemos a sorte de pegar uma tempestade de neve simplesmente maravilhosa. Seguimos viagem alternando entre barcos e ônibus até chegar a Bariloche na Argentina. O passeio parece cansativo mas não é, são paisagens maravilhosas e a travessia pela Cordilheira dos Andes é uma experiência maravilhosa.






A segunda parte da viagem já na Argentina vou deixar para outro post.

Nenhum comentário: